12 março, 2006

O Absinto

A tonalidade verde do Absinto remete à Belle Époque, o efervescente período que marcou o início do
século XX, sob o resplendor da Revolução Industrial e do revolucionário levante artístico que marcou o surgimento do Romantismo. Época da vida boêmia pelos cafés e bulevares da Paris que renascia a cada dia.
E o absinto passou a ser conhecido como La Fée Verte ou The Green Fairy, a fada madrinha da nova
expressão artística que ali surgia.Apasar de ser sempre relacionado à França, o Absinto é uma criação suíça. Destilados, seus ingredientes compõem-se de anis e uma diversidade de ervas em que se destaca a Artemisia absinthium, responsável pela polêmica em volta do absinto, por conter substâncias alucinógenas.
A história do absinto começa em 1792, quando o médico e monarquista francês Pierre Ordinaire, exilado na Suíça, utilizou a planta Artemisia absinthium para fabricar uma poção digestiva. Poucos anos depois, ele adicionou álcool à fórmula para potencializar seus efeitos.

O medicamento do doutor Ordinaire tornou-se coqueluche na suíça e rapidamente atravessou fronteiras. Já carregava nessa época uma forte dose de mitologia. Espalhou-se que suas virtudes iam muito além da cura dos males do estômago, tornando seus usuários mais bem-dispostos para o trabalho. Por causa de seus poderes milagrosos e da sua cor esverdeada, os mais entusiasmados apelidaram-no de Fada Verde.

Nas horas de descanso, Toulouse-Lautrec não deixava de dar suas bebericadas. Oscar Wilde e Paul Verlaine escreveram poemas em seu louvor. Degas, Manet, Van Gogh e Picasso fizeram o mesmo em seus quadros.
Na antiguidade, o Absinto era um precioso elixir medicinal recomendado por ninguém menos que o filósofo Hipócrates e o matemático Pitágoras.

4 comentários:

João disse...

porquê que escreveste com letras grandes e com letras pequenas. já estava a ficar mesmo alucinado, lol.
sinto-me melhor informado sobre o absinto e os seus poderes. obrigado. e agora, se me dás licença vou me tornar alccólico, lool.
@@

diariodebordo disse...

Nunca bebi absinto. E gostava imenso, mas isso faz-me lembrar a fada (Kylie Minogue) do Moulin Rouge :S loool
bjinho grande**

Unknown disse...

que post interessante...nunca bebi absinto mas há pouco tempo comecei a sentir um certo fascínio por esta bebida, apesar de ainda não ter pesquisado informação sobre a mesma. agora que fiquei a saber a sua origem só falta mesmo comprar uma garrafa um dia destes.

Anónimo disse...

Só uma questão. Se o absinto foi criado em 1792 pelo médico francês Pierre Ordinaire, acho mt estranho q na antiguidade o sr. Hipocrates e o sr. Pitágoras o conhecessem. Ou o abssinto também tem caracteristicas diacronicas? So msm para saber.