08 agosto, 2012

Back to School

Hoje sonhei que regressava à escola. Sonhos estranhos estes que às vezes tenho. Sonho sempre que falto às aulas de história e que me apercebo que assim não vou passar o ano. História e francês eram o meu pesadelo, mas mais a história, que por mais que estudasse, não me ficava cá grande coisa.
Apesar de ter sido sempre boa aluna, limitava-me a decorar a História, e assim que saia do teste era como se esquecesse logo a matéria toda. Lá me fui safando assim.
Chegado ao 10º ano, fugi a essa disciplina. O meu sonho era ser Jornalista, conhecer pessoas, lugares novos, viajar. Fui para Comunicação Social que era óptimo e não tinha História!
Quando fui para a faculdade, a desgraçada da cadeira regressou. Contudo as aulas eram diferentes, não eram maçadoras, e o professor falava das coisas com um entusiasmo que me contagiava. Pior é que saída da aula trocava datas, nomes, locais. Nunca percebi o porquê da minha não apetência para História.

Lembro-me quando era criança, e antes de andar na primária, como estava sempre em casa, tinha um vontade enorme de aprender a ler. Pedia lá em casa para me ensinarem, queria ler o que diziam os meus livrinhos, que palavras eram aquelas me me apareciam em todo o lado.
Pior foi ser confrontada com esta frase do meu pai, que ainda hoje me lembro "para a semana começa a escola". Só me recordo de perguntar "para a semana? mas daqui a uma semana? já?!"
E lá começou o drama, tinha medo, tinha receio. Não conhecia ninguém (sempre fui muito apreensiva em relação a mudanças e a escolha primária foi de facto um trauma para mim). Lá comecei as aulas, e lá começaram os meus dramas pessoais, chorava todos os dias, mas todos os dias. Assim que chegava a casa, já estava tudo bem. Foram 4 anos de lágrimas, como se a escola fosse o pior castigo que me pudessem dar. Estranho foi sempre ter adorado aprender, estranho foi até gostar de estudar, estranho mais ainda foi ter sido sempre uma excelente aluna.

Há coisas que não se explicam mesmo!

Sem comentários: