04 julho, 2012

Quinta do Bulhaco



E foi na Quinta do Bulhaco, perto do lugar do Trancoso, freguesia de S. João dos Montes, que tirei esta fotografia.

A Quinta do Bulhaco surgiu-me inesperadamente, quando me enganei num caminho. Ao passar pela Quinta, que infelizmente se encontra fechada e com grandes sinais de degradação, fiquei curiosa e decidi pesquisar sobre a mesma.
Reza a história, e esta história por sinal não é lenda (já que existem documentos que  a comprovam), que esta Quinta pertenceu aos pais de Fernão de Bulhão, também conhecido por Santo António de Lisboa.
Ora, renomeei esta Quinta por Quinta de Santo António.

Poderão ler um pouco mais sobre a Quinta aqui.

3 comentários:

S* disse...

Deve ser um lugar especial. :)

Anónimo disse...

Que interessante!

Pois é. Eu inscrevi-me sem saber isso, que podíamos apenas dar sangue e não tinha de ser pelas costas, soube dias depois quando andei a pesquisar um bocadinho.

Anónimo disse...

Com a quase certeza que não irá permitir a publicação deste comentário espero, então, que o leia até ao fim.
Como está escrito no link que nos deixou " A casa que hoje conhecemos é o resultado da intervenção ocorrida entre a década de 1730 e a de 1770". Ou seja, é uma casa muito antiga, grande e difícil de manter, como pode calcular.
É com todo o respeito que lhe peço que se abstenha de renomear uma Quinta que tem o mesmo nome desde a data acima referida,
classificada como IIP - Imóvel de Interesse Público e propriedade privada. Nome esse (Bulhaco) que provem de Bulhão, parece-me adequado. Quanto aos "grandes sinais de degradação" terei todo o prazer em fazer os arranjos necessários para que visite a Quinta do Bulhaco e que os veja e classifique de perto.
Este comentário é feito de forma anónima pois, não tenho nenhuma conta , mas, se expressar qualquer desejo de de conhecer a minha identidade não terei qualquer problema em me identificar. Cumprimentos.