11 setembro, 2007

Violin's prayer

Einstein a tocar violino



Dizem que a música é uma fonte de aprendizagem. É mesmo aconselhado às crianças aprenderem a tocar um instrumento musical durante a infância.
Não será por acaso que quase todos nós aprendemos a tocar flauta na escola... Alguns mal se lembram das notas... Será que ainda alguém se lembra de como tocar flauta?
Mais tarde alguns viram-se para a guitarra... Está na moda, todos querem saber... Mas e o resto?

Aprendi a tocar flauta, ainda a tenho junto dos meus livros, no quarto... Tentei tocar... Tive a sensação que estava "desafinada"... Embora não perceba muito do instrumento em si... penso que uma flauta daquelas (as tradicionais amareladas), não desafina... Talvez isso acontecesse caso fosse de madeira... mas assim?!
Lembro-me que tocava a música "Queda do Império" do Vitorino:


C Am
Pe rguntei ao ve nto

F C G
On de foi encontra r

E Am
Ma go sopro enca nto

D G
Na u da vela em cru z

F C
Foi nas on das do ma r

Am
Do mundo intei ro

F C G
Te rras da perdição

E Am
Pa rco império mil a lmas

F C G C
Por pau de cane la e ma zagão

E Am
Pa ta de negrei ro

D G
Ti ra e foge à mo rte

F C
Que a so rte é de que m

Am
A terra amou
F C G
E no p eito gua rdou

E Am
Chei ro a mata ete rna

F C
Lar anja, Lua nda

G C
Se mpre em flor



Aqui, em acordes para guitarra... Para quem gostar... Para quem quiser tentar!

Depois toquei órgão! Até o "can-can" sabia tocar... Diziam que tinha "queda" para a coisa... mas cansei-me... a obrigatoriedade das aulas, o professor já um pouco velho (embora muito sábio)... a Idade do ínicio da adolescencia, onde tudo é mais importante que andar em outro tipo de experiências músicais... Preferia ouvir, do que tentar tocar, fosse o que fosse... 10, 11 anos tinha eu...

Ataquei a guitarra, teria 16 anos talvez... não me inscrevi em aulas... não tive professores... nada... eu e o instrumento... uma dica daqui, outra dali... a minha incrível obcessão pelos Nirvana e voilá... Eis que começou a soar música...
Depois de umas semanas, meses, de evolução e auto aprendizagem, vem a fase de estagnação... parece que já nada há mais para aprender... os dedos não fazem mais do que o habitual... é preciso treinar e insistir... mas eu, parei...
A guitarra repousa aqui na minha sala... usada mais pelo meu namorado do que por mim própria. Com um sorriso nos lábio cada vez que o ouço tocar. Adoro.

Não esqueço o violino. Não sei, nunca peguei num, não entendo como se afinam, como pegar na arpa, como conjugar tudo... Mas gosto do som. Melancólico mas agradável... Sem dúvida um instrumento completo... Mas como aprender? Cometerei a loucura de gastar uns 200€ e comprar um violino usado e aventurar-me?... e o que faço depois? não há tuturiais na Internet, e não tenho amigos violinistas (ainda não...) que me ensinam as bases...

1 comentário:

João disse...

eu gostava que aprendesses a tocar violino. és capaz. e eu não acho que um violino seja assim tão caro. um violino de 1/4 custa a volta de 140 euros...só precisavas de preocurar alguém que te ensinasse.
eu também acho importante aprender música durante a infância. mas muitas vezes torna-se dispendioso para quem gosta de algo mais do que os dois anos de música que temos no 2º ciclo. pessoalmente, nunca aprendi a tocar flauta porque achava as aulas demasiado aborrecidas e tinha dificuldades na coordenação. Acredito que era mais interessante se implementassem uma disciplina de música optativa ao longo do segundo e terceiro ciclo que abordasse algo mais do que a flauta.

beijo