15 outubro, 2006

Pinhole

Já ouviram falar de Pinhole? é uma camara fotográfica artesanal e sem lentes... Ou seja "lensless".
E se pensam que estas preciosidades só se encontram em casas de velharias estão enganados, desde a mais banal lata de biscoitos, a uma simples caixa de fósforos... tudo serve para fazermos uma máquina fotográfica!

E passo a explicar... Para criar uma máquina fotográfica SEM ROLO, é necessário uma lata de bolachas, uma caixa de sapatos ou algo do género... Devem pintá-la de preto por dentro... imaginem uma caixa de sapatos... Pintem a caixa e tampa por dentro. TOTALMENTE às escuras (ou com a chamada Luz Vermelha) coloquem o papel fotográfico no fundo da caixa (podem tentar prendê-lo com fica cola dupla para não cair), depois fechem muito bem a caixa de modo a Não entrar qualquer luz! Na tampa da caixa de sapados furem com uma agulha o centro da caixa... e atenção, uma agulha fininha! o buraco vai parecer pequeno demais, mas para a fotografia será o suficiente! Tentem criar uma qualquer "cortina" que tape o buraquinho (por exemplo com uma fita adesiva PRETA... Para tirar a foto basta irem fazendo experiências relativas ao tempo que devem deixar o buraco aberto.... No fim só têm de revelar a foto.
Claro, este procedimento todo é aconselhavel a quem tenha um mini-labrotatório em casa, ou conheça algum que possa fazer este tipo de revelações.... E não se esqueçam, nunca deixem o papel fotográfico apanhar luz!


Para uma pinhole com um rolo de 35mm (aqueles que usualmente usamos) o processo é um pouco mais complexo mas talvez mais económico (pois o papel fotográfico ainda sai um pouco caro).
Assim, tudo o que precisam é de um Rolo velho que já não usem e do vosso rolo novo para tirar fotografias. Com uma caixa de fósforos coloquem em cada um dos lados os respectivos rolos, sendo que devem prender a ponto do novo rolo ao velho... capixe? ou seja, no rolo velho deixam um pouco de pelicula (1 ou 2 cm bastam) e é nessa pelicula velha que iram prender a nova (penso que poderão fazer com um pouco de cola (só um pouco nas extremidades), mas como ainda não tentei este método não posso dar-vos a certeza que isot funcionará!
Depois, a caixa de fósfuros servirá de camara escura, este deverá ser pintada de negro por dentro e aqui farão novamente um buraquinho com uma agulha ao centro. Novamente façam uma cortina exterior para taparem o buraco quando assim o desejarem...

Se alguma de vocês já experimentou a técnica de pinhole avise =) estou desejosa para começar a tirar umas fotos sem lentes! =D


Deixo aqui alguns links onde fui recolhendo algumas informações sobre pinhole!
Link 1
Link 2
Link 3




PS- já fabriquei a minha propria pinhole mas em papel, estou à espera do tempo certo para me aventurar!

4 comentários:

João disse...

pensei que tinhas postado fotos da pinhole@

Unknown disse...

Tua gatinha pipoca é linda!!=) Querida te desejo uma ótima semana!!!! =)
Beijos, Claudia

Anónimo disse...

Eu tenho uma!Quando andava em artes fiz uma de uma latinha do chocolate em pó para o leite.De facto tiram-se fotos muito engraçadas com este método!

Anónimo disse...

Olá
Costumamos visitar sempre seu blog...agora fizemos um em conjunto...convidamos a nos visitar e participar de uma brincadeira que lá postamos.
Venha ver e terá uma surpresa!
Aguardamos sua visita!!!!
Ahhhh...temos blogs individuais um de portugal outro do brasil! beijos